O friozinho e as frutas da estação

25 de Maio 2016 - Vida Saudável

As comidinhas calóricas combinam muito com o friozinho, mas isso não é desculpa para descuidar da sua dieta. Para não perder o ritmo e manter uma vida mais saudável recomendamos a ingestão de legumes, verduras e frutas. Sim: as frutas não podem ser deixadas de lado nesse período, pois elas são fontes de vitaminas, fibras e minerais. Fizemos uma seleção de frutas da época para você manter sua dieta em dia e o bom funcionamento do seu organismo. Confira abaixo:

Abacate: Fonte de zinco, selênio e vitamina E, o abacate contém gordura monoinsaturada, a mesma encontrada no azeite e que faz bem para a saúde cardiovascular. Além disso, ele tem um antioxidante glutationa, que auxilia na proteção das células contra a oxidação. Mas fique atento: o abacate é uma fruta com alto teor calórico, cada 100g. da fruta contém 160 calorias. Por isso, seu consumo deve ser moderado.

Tangerina: Rica em vitamina C, que ajuda nos sintomas da gripe e resfriado, a tangerina é uma excelente fonte de fibras, por isso não dispense o bagaço. A fruta também possui vitamina A e caroteno. Já no quesito calorias, cada 100g. possui 53 calorias. Então, aproveite!

Maracujá: Sim, ele também é fonte de vitamina C e sua casca possui uma grande quantidade de fibras. Para não desperdiçar a casca, a dica é limpar, separar, deixar secar e depois moer. Os pedacinhos podem ser usados nas refeições e ajudam a aumentar a saciedade. Além disso, o maracujá é um poderoso calmante. Com relação às calorias, 100g. contém 68 calorias.

Figo: Fonte de zinco e fibras, o figo tem uma substância chamada antocianina, responsável por sua coloração arroxeada e um forte antioxidante, que traz benefícios estéticos como queda de cabelo e fortalecimento das unhas. A fruta também ajuda na neutralização dos radicais livres e favorece o combate de doenças crônicas como o diabetes. Cada 100g. de figo possui 136 calorias.

Uva: A fruta possui o potente antioxidante resveratrol, que ajuda no retardo do envelhecimento, diminui o risco de doenças cardiovasculares e previne doenças como o Mal de Alzheimer. O ideal é ingerir a casca da fruta, pois é onde se concentra a maior parte do nutriente. As calorias também são baixas, cada 100g. tem apenas 69 calorias.