Você já deve ter ouvido falar que consumir mel faz bem para a saúde. Mas ao mesmo tempo, também já deve ter escutado alguém dizendo que ele prejudica o bom funcionamento do organismo, não é? E agora? Qual dessas opiniões está verdadeiramente certa?
A melhor resposta para essa pergunta é: depende. O que acontece aqui é que existem diferenças na qualidade do mel. Nesse sentido, por mais que aos olhos do consumidor a aparência do mel orgânico e do mel convencional seja bastante similar, a distinção na composição é bem grande.
Qual a diferença?
O mel comum quase não apresenta benefícios para o corpo ao ser ingerido. Isso porque, na maior parte dos casos, esse tipo de produto conta com a presença de diversos aditivos químicos. Alguns exemplos são: pesticidas, antibióticos e agrotóxicos. Essa prática, no entanto, pode acabar contaminando o favo.
Já no caso do mel orgânico, a situação é bem diferente. Esse tipo de mel acompanha todo o processo de produção natural dessa fonte energética. Isto é, ele considera desde o processo de desenvolvimento das colmeias até a extração do resultado final. Em sua produção, o objetivo é conservar a naturalidade do mel.
Para garantir o selo de certificação orgânica, o mel precisa ter sido produzido em um apiário com distância mínima de três quilômetros das áreas de agricultura convencional. Isso porque as abelhas voam no máximo por dois quilômetros em busca de seu alimento, o que faz com que essa separação garanta a não exposição dos animais aos riscos de contaminação.
Existe diferença na produção?
Há uma diferença significativa na alimentação do enxame. Na tentativa de manter a produtividade dos insetos por mais tempo, os apicultores trabalham com uma alimentação artificial para os animais, através de caldo de cana ou licores. Entretanto, isso interfere no valor nutricional da composição.
Isso faz com que o mel comum carregue uma série de malefícios à saúde, sendo esse o que é entendido como prejudicial pelo senso comum. Algumas de suas desvantagens são:
- Pode causar alergia;
- É capaz de danificar o fígado, por conter altas quantias de frutose;
- Consome o estoque corporal de antioxidantes.
Ao contrário disso, o mel orgânico puro traz vários benefícios ao organismo:
- É antiviral e antibacteriano;
- Estabiliza a glicemia;
- Melhora a digestão;
- Melhora a imunidade
- Ajuda na saúde da pele.
Mas, então, como diferenciar o mel orgânico do comum? Pode ser difícil fazer a separação para quem não é especialista em produtos agrícolas. Para isso, o mel orgânico traz em sua embalagem o selo de certificação “Orgânico do Brasil”, que é garantido pelos órgãos de fiscalização brasileiros.
Agora que você já sabe mais sobre o mel orgânico, que tal experimentar essa delícia? Você encontra esse e muitos outros alimentos orgânicos em nossa loja!