Cozinha Orgânica e seus principais benefícios

O consumo de alimentos orgânicos vem crescendo cada vez mais nos últimos anos. A Organis (Associação de Promoção dos Orgânicos), apontou um crescimento muito acelerado na demanda por esses itens, que chegou a ter 50% de aumento na procura em 2020.

Esse aumento se dá pelo fato de que as pessoas estão cada vez mais conscientes dos benefícios desse tipo de produto, que vão muito além da saúde, principalmente em relação à sustentabilidade. Confira a seguir alguns dos principais fatores que tornam a cozinha orgânica uma opção tão desejada.

Preservação do solo e meio ambiente

Em produções de alimentos em geral, é comum a utilização de fertilizantes sintéticos durante o processo de cultivo. Isso faz com que os produtos químicos presentes nesses fertilizantes contaminem o solo e lençóis freáticos, além de ocasionar erosões. Além disso, agrotóxicos pulverizados podem atingir os leitos de rios causando ainda mais poluição ambiental.

Já no cultivo dos alimentos orgânicos isso não acontece, já que este é praticado sem o uso de fertilizantes ou agrotóxicos químicos, com o uso consciente dos recursos e aplicação de sistema de alternância das terras cultivadas e adubação verde. Portanto, trabalhar com alimentos orgânicos é uma opção mais adequada à cozinha sustentável.

Respeita a cadeia de produção e sazonalidade

As plantações não orgânicas não respeitam o tempo e ciclo de cada alimento, forçando uma realidade antinatural na qual qualquer produto cresce em qualquer época do ano ! Pior ainda, nesta modalidade de produção, os alimentos absorvem pesticidas nocivos à nossa saúde, além de ficarem menos saborosos, menos suculentos e nutritivos.

Já a agricultura orgânica respeita os ciclos da natureza. Cada época tem seus produtos típicos, na qual cada alimento cresce melhor, com mais sabor, mais cor e mais nutrientes.

Ajuda os pequenos produtores

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a agricultura orgânica se tornou uma fonte de renda dos pequenos agricultores por conta do aumento da demanda de alimentos saudáveis.  

Portanto, ao consumir alimentos orgânicos, você ajuda esses pequenos produtores rurais que, em muitos casos, são formados por comunidades tradicionais ou famílias, responsáveis por promover o fortalecimento da economia local. Ou seja, o cultivo de produtos orgânicos cumpre uma função social que vai além da venda de comida.


Saúde, preservação do meio ambiente e função social: a cozinha orgânica, além de fazer bem para o seu corpo, traz um estilo de vida que faz bem para o mundo!

Quer saber mais sobre saúde alimentar e cozinha orgânica? Siga a Vita Sol no Instagram!