O alimento funciona ainda como fonte de diversos nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo como vitamina A, vitamina B2, vitamina B6, vitamina B12, vitamina D, vitamina E, vitamina K, selênio, zinco, ferro e cobre.
Os ovos constituem também uma fonte de proteína completa e de alta qualidade por possuir os oito aminoácidos essenciais que o corpo não pode sintetizar e precisa obter por meio da dieta.
A mestra em nutrição humana Adda Bjarnadottir apresentou o ovo como um alimento dono de propriedades únicas que o tornam amigável ao processo de diminuição do peso. Bjarnadottir explicou que uma das vantagens dos ovos para o emagrecimento é que eles saciam, principalmente graças ao alto teor de proteínas que é encontrado na composição do alimento.
“Alimentos ricos em proteínas são conhecidos por reduzir o apetite e aumentar a saciedade, comparados a alimentos que contêm menos proteínas. Estudos têm mostrado repetidamente que refeições com ovo aumentam a saciedade e reduzem a ingestão de alimentos durante as refeições posteriores, comparando com outras refeições com o mesmo teor de calorias”, afirmou a mestra em nutrição humana.
Ela afirmou ainda que os ovos têm uma colocação alta no índice de saciedade, uma escala que avalia a eficiência dos alimentos para manter o corpo saciado e diminuir a ingestão de calorias mais tarde.
Ou seja, se auxilia em relação à saciedade, comer o ovo no café da manhã emagrece mesmo, pois ajuda a segurar o apetite até a próxima refeição – o almoço – e a não cair na tentação de beliscar guloseimas no intervalo entre uma refeição e outra, o que contribui com a perda de peso.
A mestra em nutrição humana mencionou outro estudo publicado no ano de 2010, similar ao de cima, porém realizado com homens por um pesquisador dos Estados Unidos e seus colegas, que também mostrou que um café da manhã com ovo diminuiu a ingestão de calorias pelas próximas 24 horas, em comparação com o que fez um café da manhã com bagel, além de ter provocado maior saciedade.
Bjarnadottir citou ainda uma pesquisa, feita por um cientista do Reino Unido ao lado de seus colegas, que comparou os efeitos de três tipos de café da manhã – ovos na torrada, cereal com leite mais torrada e croissant com suco de laranja – em 30 homens jovens, saudáveis e em forma.
“A refeição com ovo causou significativamente uma maior saciedade, menos fome e um desejo mais baixo de comer do que os outros dois cafés da manhã”, completou a mestra em nutrição humana.
Fonte: www.mundoboaforma.com.br/ovo-no-cafe-da-manha-emagrece