Na correria do dia a dia às vezes a única coisa que precisamos é parar um momento para relaxar e esfriar a cabeça. Esse processo funciona de maneira diferente para cada um, com algumas pessoas preferindo ficar em completo silêncio e outras parando para ouvir música por um momento. Mas não há como negar que uma das melhores formas de desestressar e se acalmar é tomar uma bebida apropriada para esse tipo de situação. Em geral, chás vêm logo à cabeça, mas eles não são os únicos que possuem efeito calmante.
•Leite quente possui cálcio, que ajuda a baixar a pressão sanguínea
Quando falamos em leite logo pensamos no seu cálcio, que ajuda a deixar dentes e ossos mais fortes evitando problemas como a osteoporose. O que poucos se lembram é que esse mineral ajuda a baixar a pressão sanguínea, o que consequentemente ajuda o corpo a relaxar. Aliás, outro nutriente presente no leite é o magnésio, que também causa essa reação no corpo. Mas por que tomá-lo quente? Simples: porque alimentos quentes são aconchegantes, ajudando principalmente pessoas que possuem dificuldade para dormir.
•Chá de hortelã relaxa os músculos
A hortelã em si possui diversos benefícios. Ela ajuda a desintoxicar o corpo, funciona como diurético e ainda previne o surgimento de doenças. Mas além disso, possui ação vasodilatadora, que ajuda a aliviar dores e a relaxar os músculos. Com isso, reduz a dor de cabeça e ameniza cólicas e náuseas. Por isso não é estranho saber que seu chá é um ótimo calmante. Seus efeitos tranquilizantes atuam no cérebro, reduzindo até a sensação de fadiga.
•Suco de maracujá atua como tranquilizante
O maracujá é conhecido por ser uma fruta que ajuda a aliviar o estresse do dia a dia, e por isso mesmo o seu suco é muito indicado a pessoas que buscam relaxar. Isso ocorre porque além de ajudar a regular a pressão arterial, o maracujá possui boas quantidades de alcaloides e flavonoides, nutrientes que atuam no sistema nervoso central como tranquilizantes e relaxantes musculares.
•Chá de camomila alivia dores em geral
Quem nunca ouviu que chá de camomila é bom para acalmar os nervos? Isso ocorre porque ele possui propriedades sedativas, o que ajuda a aliviar dores em geral. Tanto é que é usado para combater desconforto abdominal, como cólica e gases. Com isso, é ótimo para evitar a insônia e a ansiedade.
•Masala chai descafeinado reduz os níveis de cortisol
Conhecida também como chai, essa bebida possui leite em sua composição, e por isso traz consigo os seus benefícios. Sua receita original também conta com chá preto, o que pode parecer péssimo para quem está tentando relaxar, pois possui cafeína. A questão é que é possível encontrar versões descafeinadas desse chá, que ajuda a reduzir os níveis de cortisol, elevados graças a uma situação estressante. Se quiser uma versão sem glúten ou lactose a sugestão é tomar chá com bebida de arroz com quinoa e coco.
•Água de coco possui minerais que melhoram a circulação sanguínea
Pode parecer estranho que o coco seja usado para relaxar e não o contrário, mas a verdade é que ele tem boas quantidades de magnésio e potássio, que ajudam a relaxar os músculos do corpo. Esses minerais também melhoram a circulação sanguínea, funcionando, portanto, como uma ótima opção de calmante natural.
•Infusões com mel têm propriedades terapêuticas
Por serem quentes, os chás acabam sendo muito indicados a pessoas que precisam acalmar os nervos. Ainda assim, se o objetivo for esse é preferível evitar os que possuem cafeína, já que esse componente deixa o corpo mais acelerado, o que é péssimo para quem quer relaxar. E seja lá qual for o chá que você escolher uma boa opção é colocar mel na infusão. Isso porque o ingrediente possui propriedades terapêuticas, ajudando a acalmar. Além disso, é uma forma mais natural de adoçar do que utilizar açúcar.