Além de serem cultivados de maneira especial, livres de agrotóxicos e produzidos em solo já preparado para aumentar os teores de matéria orgânica, ainda favorecem o meio ambiente, pois são isentos de qualquer tipo de adubo químico bem como pesticidas.
Todos esses fatores têm despertado a atenção de quem busca o hábito de comer bem e com saúde. Porém, dúvidas de “como conservar os alimentos orgânicos sem perder o seu sabor?” ou “quanto tempo eles devem ficar na panela?”surgem naturalmente.
Por isso, trouxemos algumas dicas de como você pode preparar seus alimentos orgânicos de forma correta e aproveitando todos os benefícios dele!
1- Armazenamento
Quanto mais frescos forem os alimentos, melhor! Mas caso não possa consumi-los no mesmo dia, existem algumas opções como:
- Congelar: aqui você pode guardar os alimentos em um recipiente e levá-los ao congelador para aumentar sua vida útil. Só cuidado com alimentos que não devem ser congelados como batatas, laticínios, ovos e verduras. Afinal, eles perdem textura e sabor.
- Guardar em sacos plásticos: isso pode ajudar a manter os seus alimentos protegidos de sujeira e microrganismos que podem estar presentes na geladeira. Uma dica importante é guardar esses alimentos na última prateleira da geladeira. Isso irá ajudar a manter seu frescor.
2- Aproveitamento dos alimentos orgânicos
Você sabia que na maioria das vezes, pode aproveitar 100% do seu alimento? Isso porque existem formas de utilizar talos e cascas, que normalmente iriam para o lixo, para preparar diversas receitas.
Por exemplo, as cascas de batata e da abóbora, podem virar deliciosos chips. Basta colocá-las em uma forma com tempero a gosto e deixar no forno por aproximadamente 30 minutos a 180º C. Ou ainda, é possível fazer cremes deliciosos com a casca da cenoura, refogadas com cebola e alho com creme de leite ou manteiga.
Já os talos das verduras, como salsinha, cebolinha, alho poró, brócolis, couve, entre outras, podem ser usados em patês e caldos, ou até mesmo em uma sopa bem quentinha e saudável ao prepará-los com alguma proteína e/ou verduras. Existem muitas receitas que podem utilizar ingredientes que normalmente iriam para o lixo. Por isso explore muito e aproveite de forma integral o seu alimento 🙂
3- Tempo de cozimento
Essa é uma dúvida muito frequente, pois cada ingrediente tem o seu tempo de cozimento. Confira abaixo o tempo de cozimento de alguns alimentos, para você aproveitar todos os seus nutrientes;
- Arroz: em torno de 15 a 20 minutos para ficar pronto, na fervura ou no vapor
- Feijão (meio quilo): se deixar de molho 10 horas, demora de 10 a 15 minutos numa panela de pressão e o dobro do tempo se for em panela comum.
- Batata: panela comum leva em torno de 10 a 15 minutos, no vapor de 20 a 30 minutos.
- Abobrinha: 3 a 5 minutos na panela comum
- Cenoura: na panela comum de 7 a 10 min. , de 20 a 30 minutos minutos no vapor e 3 a 5min na pressão.
- Beterraba: 30 a 35 minutos na panela normal, no vapor em torno de 30 min e 8 minutos na pressão. Você pode usar a agua do cozimento para guardar as beterrabas ( conserva até 7 dias na geladeira )
- Chuchu: 7 a 15 minutos na panela normal ou no vapor 20min
- Carne Bovina: o tempo ideal é aproximadamente 4 minutos na panela comum
- Carne de frango: em média, 10 minutos na panela comum
- Pescados: filés e postas levam em torno de 5 minutos;
- Ovos: 3 minutos para que a gema fique mole ou 15 minutos se a preferir bem dura e cozida.
E aí, anotou todas as dicas? Então agora você está pronto(a) para transformar sua alimentação esse ano!
Para mais dicas como essa, siga a Vita Sol no Instagram. 😉