O glúten é um tipo de proteína presente em alguns cereais, como o trigo, o centeio, o malte e a cevada. Na verdade, um conjunto delas. O glúten é a combinação de dois grupos de proteínas: a gliadina e a glutenina, encontradas dentro de grãos de trigo, cevada e centeio.
Ao consumir o trigo, algumas pessoas apresentam sintomas como diarreia, dor e inchaço abdominal. Isso pode ser um sinal de alergia ao trigo, doença celíaca ou ainda intolerância ao glúten.
E apesar desses problemas derivarem de um mesmo produto, há grandes diferenças entre eles. Abaixo explicamos um pouco mais sobre as reações alimentares relacionadas ao glúten e as principais diferenças entre alergia ao trigo, doença celíaca e intolerância ao glúten.
Alergia ao trigo
A alergia ao trigo é uma reação exagerada, imediata e de curto prazo do sistema imunológico, causada por uma proteína específica presente no grão.
Apesar de ser uma alergia alimentar, pode também ter uma reação ao contato com a pele. Além disso, a alergia pode causar um distúrbio grave no sistema circulatório e falta de ar.
Mais comum durante a infância, a alergia ao trigo não significa que a pessoa terá reação a outros produtos que contenham glúten, e não há tratamento específico a não ser evitar o contato com o alimento.
Doença celíaca
É uma doença autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico do corpo ataca células saudáveis, causando um processo inflamatório.Então se uma pessoa celíaca ingerir o glúten, o seu corpo libera anticorpos atacando a parede do intestino delgado.
A reação gera uma inflamação, causando queda na absorção de nutrientes, diarreia, gases, dor e distensão abdominal, enxaqueca e até problemas a longo prazo mais graves como anemia.
No entanto, o problema pode ser assintomático em alguns pacientes. A doença não tem cura e a solução é evitar o consumo de glúten.
Intolerância ao glúten
A intolerância ao glúten tem características semelhantes à doença celíaca, mas não há relação com anticorpos e não causa reações tão graves. Os sintomas são gases, distensão abdominal, dores e diarreia. E assim como os outros problemas, o melhor tratamento é a retirada do glúten da dieta.
Se você sofre problemas digestivos depois de comer alimentos com trigo, procure um profissional para investigar o caso e continue acompanhando a Vita Sol no Instagram