Repolho custa pouco, dura muito e existe em todo lado. Na cura: limpa o sangue, melhora a digestão, umedece os intestinos e as vias respiratórias. Também embeleza a pele e cura feridas.
O consumo de repolho é uma das boas coisas que herdamos da cozinha europeia – repolho em salada, em conserva, em sopa, em tortas, em suco, enfim, repolho é bom de qualquer maneira e a nossa saúde agradecerá, sempre.
Repolho ajuda a eliminação de parasitas intestinais, desintoxica o fígado, o baço e até o pâncreas, limpa os intestinos e o cólon e, como acréscimo, a fermentação do repolho produz aquelas conhecidas boas bactérias que nós temos que preservar para uma saúde melhor.
Repolho é rico em vitaminas (C e E), cálcio e iodo, enxofre, fibras alimentares de ótima qualidade e muito mais. Confira tudo no próximo tópico.
É um alimento muito nutritivo e funcional para nossa saúde, por conta de suas propriedades benéficas. Para se ter uma ideia essa verdura contém fibras, proteínas, vitaminas K, C, B6, A, E, ácido fólico, tiamina, riboflavina, ácido pantotênico, niacina, manganês, potássio, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio, cobre, potássio, selênio, zinco, sódio, cobre e antocianinas.
Tem ação probiótica
Devido ao efeito probiótico, o repolho promove a saúde e o bom funcionamento de todo o trato digestivo.
Combate o Alzheimer
Por conter vitamina K, um nutriente que protege os neurônios, o repolho contribui para a prevenção da doença de Alzheimer.
É anticancerígeno
O repolho possui capacidade antioxidante, devido à vitamina C, o manganês e as antocianinas, agentes oxidantes que protegem da ação dos radicais livres que podem provocar mutações no DNA das células do corpo, causando vários tipos de câncer.
Fortalece o sistema imunológico
Os repolhos, principalmente o do tipo roxo, é rico em vitamina C, ativando nossos anticorpos e, com isso, fortalecendo nossa imunidade.
Contribui para a manutenção da boa forma
Por ser pouco calórico e conter fibras que proporcionam saciedade, o repolho é uma boa alternativa para fazer parte do cardápio de dietas de emagrecimento.
Promove o bom funcionamento do coração
Por ser constituído de fibras, o repolho reduz o colesterol ruim ao estimular o fígado a retirá-lo do sangue para sintetização da bile, evitando assim o excesso de colesterol, uma das principais causas das doenças cardíacas.
O potássio contido no repolho, atua como vasodilatador, combatendo a hipertensão arterial.
Melhora a saúde dos ossos
O cálcio e o fósforo, minerais contidos no repolho, são nutrientes importantes para a manutenção e saúde do sistema ósseo.
Outro mineral que faz parte do repolho, é o magnésio que estimula a calcitonina, hormônio responsável pela fixação do cálcio do sangue nos ossos, e pela conversão da vitamina D para absorção de cálcio pelo organismo.
Os benefícios proporcionados pelo repolho para a saúde óssea também são conferidos pela vitamina K, que atua em processos metabólicos e químicos que promovem a formação óssea.
Promove a beleza e a saúde da pele
Fonte de nutrientes antioxidantes, o repolho combate e retarda o aparecimento de rugas na pele, por impedir ação dos radicais livres, grandes causadores do envelhecimento precoce e degeneração celular.
Fonte: https://www.greenme.com.br/alimentar-se/alimentacao/4813-repolho-uso-medicinal