O que é carne de soja?
Também chamada de proteína de soja texturizada, a carne de soja é um dos produtos derivados de soja mais conhecidos. Alguns outros derivados menos comuns são o tofu, tempeh, leite, shoyu e óleo.
A técnica mais usada para a sua produção foi descoberta no fim dos anos 50 e é feita através da extração do óleo da soja e do uso dos farelos que sobram. “Produz-se assim uma farinha texturizada, de sabor neutro, que não se dissolve em água e se parece com a carne moída”, diz o agrônomo Roberto Moretti, da Faculdade de Engenharia de Elementos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Quais os benefícios para a saúde?
Adicionar a carne de soja à sua dieta pode ser uma ótima opção para quem deseja incluir uma variedade de benefícios para o organismo na alimentação. A carne de soja apresenta em sua composição bons nutrientes para o funcionamento do organismo, além de reduzir o colesterol LDL “ruim” e aumentar o colesterol HDL “bom”.
A carne de soja também auxilia na perda de peso, controlando o apetite. Ela também é capaz de ajudar na construção de músculos, contendo os aminoácidos essenciais para a síntese de proteínas musculares.
Quem pode consumir carne de soja?
A carne de soja é uma excelente fonte de proteínas para vegetarianos, veganos, flexitarianos e peganos, entre outras filosofias de vida que não evitam o consumo de animais.
Receita de almôndegas vegan com carne de soja
Ingredientes:
- 1 e 1/2 copo de pts
- 1/2 cebola média
- 5 colheres farinha de trigo
- 1/2 colher (sopa) de vinagre de maçã
- shoyu (suficiente para deixar a soja escura)
Modo de preparo:
- Hidrate a proteína de soja (deixe na água morna por 15 minutos ou coloque no micro-ondas por 2 minutos)
- Lave a soja, escorra bem e esprema
- Coloque shoyu para escurecer, junte os outros ingredientes e bata no processador
- Faça as bolinhas, em seguida frite-as ou asse-as