Já chamou a sua atenção a quantidade de produtos novos com o selo “carne vegetal”?
Isso é resultado da crescente aderência à prática do “Veganismo”, um termo que surgiu em 1944 no Reino Unido e que tem por objetivo pôr de lado todo tipo de exploração e abuso contra animais.
“Veganismo é uma filosofia e estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade e, por extensão, que promova o desenvolvimento e uso de alternativas livres de origem animal para benefício de humanos, animais e meio ambiente.
Livre tradução de “The Vegan Society”.
VEGANISMO E VEGETARIANISMO: QUAL A DIFERENÇA?
Ao contrário do vegetarianismo, o veganismo procura eliminar produtos de origem animal de qualquer ordem: alimentação, vestuário, produtos testados em animais, entre outros.
Você sabia que veganos nem mesmo frequentam locais que utilizem animais para fins de entretenimento, como espetáculos circenses ou zoológicos?
QUAL O PONTO DE PARTIDA?
Para o movimento, estudar e procurar entender mais sobre o assunto já é um bom começo. Mas na prática, isso significa rejeitar qualquer tipo de alimento de origem animal: todos os tipos e cores de carne e alimentos derivados ou que contenham qualquer resíduo animal.
Além disso, ser vegano também abrange não vestir roupas, sapatos e acessórios que utilizam partes do corpo animal em sua produção: seda, lã, couro, etc.
É fundamental evitar o consumo de medicamentos e cosméticos testados em animais, além de não apoiar diversão baseada na exploração do trabalho de animais e fazer escolhas profissionais que não envolvam a mesma exploração.
Em geral, um vegano deve fazer escolhas que sempre priorizem a saúde e o bem-estar animal.
DICAS PARA ADERIR AO VEGANISMO:
- A transição pode demorar: não tenha pressa
- Tenha opções de receitas veganas em larga escala
- Leia livros relacionados ao tema
- Experimente novos temperos
- Encontre o seu equilíbrio: seja flexível
Lembrando que nenhuma dessas dicas dispensa a consulta a um nutricionista ou especialista que acompanhe as suas necessidades para realizar a substituição alimentar.
Aqui no VitaSol, temos opções para todos que já apoiam ou querem começar a apoiar o movimento. Venha nos visitar na Av. Heitor Villa Lobos, 1000 – Vila Ema / SJC ou faça seu pedido pelo nosso delivery.
Nos siga nas redes sociais buscando por @vitasolorganicos e saiba mais sobre vegetarianismo, produtos orgânicos e receitas deliciosas.