Seguir uma dieta saudável ajuda a prevenir e tratar uma série de problemas de saúde. Por isso é importante dedicar algum tempo do seu dia para planejar suas escolhas e aprender conceitos importantes como a diferença entre alimentos.
Hoje trouxemos as diferenças entre os orgânicos, naturais e industrializados, para te ajudar a escolher melhor os alimentos que irá inserir em sua dieta, visando colocar sua saúde em primeiro lugar.
Alimentos Orgânicos
Para ser considerado orgânico, o produto deve ser cultivado em um ambiente que considere sustentabilidade social, ambiental e econômica e valorize a cultura das comunidades rurais. A agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase da produção.
O alimento orgânico é mais rico em vitaminas e minerais, uma vez que respeita o ciclo natural dos alimentos produzidos e não tem interferência dos aditivos químicos na absorção das vitaminas.
Ou seja, quando consumimos alimentos orgânicos, não olhamos apenas para a qualidade de nossa dieta e saúde, mas também questões ambientais e sociais importantes.
Alimentos Naturais
Os alimentos naturais são aqueles alimentos que não passam por processos industriais, como refinamento, pasteurização e adição de substâncias químicas.
Os alimentos naturais chegarão ao seu prato da mesma forma que saíram da natureza.
São alimentos mais saudáveis e suas vitaminas e minerais são melhor aproveitados pelo nosso organismo, contribuindo assim para uma rotina alimentar mais saudável.
Alguns exemplos são:
- frutas
- legumes
- verduras
- grãos
- ovos
- leite
- carne
- frango
- peixes
- castanhas
Porém, os alimentos naturais que não levam o selo de orgânico ou de sustentabilidade, não carregam a garantia do não uso de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos durante seu cultivo.
Alimentos Industrializados
Alimentos industrializados são aqueles produtos que passam por várias etapas e técnicas de adição de ingredientes e produtos químicos. Na sua fabricação esses procedimentos geralmente adicionam sal, açúcar e gordura em alimentos naturais. Esses aspectos fazem com que o alimento dure mais tempo do que no formato in natura.
As vitaminas e minerais desses alimentos são menos aproveitados pelo nosso organismo, uma vez que essas substâncias químicas atrapalham o processo de absorção dos nutrientes, mesmo nos alimentos “enriquecidos” com vitaminas.
Alguns exemplos são:
- embutidos
- alguns tipos de iogurtes e queijos
- geléias
- compotas
- legumes e verduras congelados
- molho de tomate pronto
Vale ressaltar que existem alimentos industrializados que são produzidos apenas com alimentos naturais ou orgânicos, geralmente com poucos ingredientes. Essas exceções costumam ser chamadas de “clean label” ou rótulo limpo.
Agora que você entende a diferença, que tal repensar o que anda consumindo em suas refeições. Faça a diferença e comece hoje a colocar sua saúde em primeiro lugar! Para continuar acompanhando nosso conteúdo, siga-nos nas redes sociais ou pelo nosso blog!