ALECRIM:
Há registro de milhares de anos com o alecrim sendo usado como uma erva medicinal para aliviar dores musculares, melhorar a memória, o sistema imunológico e o circulatório.
O alecrim é rico em antioxidantes como ácido rosmarínico, ácido caféico, os quais também têm ação anti-inflamatória bastante efetiva.
O alecrim pode ser usado fresco, seco, em pó, óleo ou em forma de chá. Na prática é muito utilizado para temperar alimentos, usado em bebidas e chás.
ALHO:
O alho é muito conhecido pelo seu grande poder anti-inflamatório, antimicrobiano e antifúngico e é muito indicado e utilizado na prevenção de muitas doenças.
Use o alho cru para obter os seus efeitos, quando levado a altas temperaturas o alho perde as propriedades funcionais.
ABACATE:
O fruto é rico em beta-sitosterol, uma substância que age como um anti-inflamatório natural e tem muitos efeitos no organismo.
Utilize o abacate em vitaminas (batido com outra fruta por exemplo), dá para fazer maionese de abacate ou utilize para preparar o famoso guacamole.
AZEITE DE OLIVA:
É considerado um alimento funcional e anti-inflamatório, pois previne inflamação de órgãos e tecidos, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e ainda previne e trata diversas doenças.
Utilize sempre o azeite de oliva em saladas, no final de uma preparação quente ou utilize em alimentos que já passaram pelo cozimento, para que não ocorra grande perda das propriedades.
ASTAXANTINA:
É um pigmento derivado da alga Haematococcus pluvialis com potente ação antioxidante e ação anti-inflamatória no organismo, principalmente atuando nas doenças inflamatórias crônicas como artrite reumatóide e cardiovascular.
Lembrando que a astaxantina também é considerada o antioxidante mais potente da natureza.O salmão selvagem, lagosta, krill e camarão são as principais fontes de astaxantina, justamente por se alimentarem dessa alga e é isso que confere a coloração rosada desses animais. Para se obter o efeito anti-inflamatório da astaxantina no organismo seria necessário consumir no mínimo 700g de salmão selvagem em forma de alimento.
Dessa forma, existe a opção da astaxantina isolada em cápsulas onde acaba sendo uma alternativa bastante interessante, prática e efetiva para o consumo e obter os inúmeros benefícios que ela traz.
CÚRCUMA OU AÇAFRÃO DA TERRA:
As principais propriedades da cúrcuma são a sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva.
O principal ingrediente ativo do açafrão é a curcumina. É a curcumina que dá ao açafrão a propriedade anti-inflamatória e seu caráter preventivo em relação ao câncer.
A parte mais utilizada da cúrcuma é o pó da sua raiz para temperar comidas, as suas folhas também podem ser utilizadas na preparação de alguns chás.
Dica: Utilize no dia-a-dia o pó para temperar os alimentos, adicionar em molhos caseiros ou adicione 1 colher de chá em sucos com coloração alaranjada ou vermelha (devido a pigmentação do pó da cúrcuma).
GENGIBRE:
Contém compostos anti-inflamatórios potentes, é da mesma família da cúrcuma e seu principal componente anti-inflamatório é o gingerol.
O gengibre é muito utilizado para problemas digestivos, problemas respiratórios, gripes e resfriados.
O gengibre pode ser usado em forma de pó, raiz, pedaço, lascas, muito utilizado na preparação de chás, como tempero, e também pode ser adicionado em sucos.
ÔMEGA-3:
O Ômega-3 tem demonstrado uma variedade de efeitos benéficos em diversas doenças inflamatórias, o ômega 3 colabora em 50% na redução de doenças do coração e também auxilia em 40% na redução da inflamação.
Existem muitos estudos na literatura comprovando a eficácia do Ômega para diminuir processo inflamatório.
O ômega -3 é um tipo de gordura que é considerada essencial, nosso corpo não a produz, por isso devemos consumi-la.
Os principais alimentos fontes de ômega-3 são: atum, sardinha, salmão, arenque, as algas marinhas, as sementes de linhaça e chia.
Caso não consuma os alimentos fontes de ômega-3, é indicado seu uso em cápsulas.
PRÓPOLIS
Por definição, própolis é um material que as abelhas produzem usando a própria cera e resinas de diferentes plantas.
Desde o Egito antigo é utilizado como antisséptico, no tratamento de feridas. Própolis Verde: a própolis verde é típica do Brasil e alvo de inúmeras pesquisas.
O sucesso se deve ao seu alto poder antioxidante. Além de regular o sistema imune, tem efeito antimicrobiano e anti câncer. Própolis Vermelha: Comum no Nordeste, é rica em componentes anti-inflamatórios.
O própolis é encontrado na forma de extrato e pode ser líquido (conta-gotas, spray) ou em cápsulas. Pode ser usado diariamente com objetivo anti-inflamatório e antioxidante ou ser usado para tratar dores de garganta.
COMO INSERIR ESSES ALIMENTOS ANTI-INFLAMATÓRIOS NO SEU DIA A DIA DE FORMA PRÁTICA E EFICIENTE:
OPÇÃO DE MANTEIGA FUNCIONAL ANTI-INFLAMATÓRIA
Você vai precisar de forma de gelo, azeite de oliva extra virgem, ramos de alecrim ou manjericão.
Forma de preparo: despejar o azeite de oliva nas forminhas até preencher e acrescentar raminho de alecrim ou manjericão dentro, levar em freezer e desenformar sempre que for consumir.
ÁGUA AROMATIZADA COM GENGIBRE E HORTELÃ:
1 garrafa de água.
Corte lascas de gengibre adicione um punhado de hortelã junto na garrafa, leve gelar e consuma ao longo do dia.
Receita antigripal e melhora da imunidade:
1 dente de alho cru bem amassado
Sumo de meio limão
1 pedaço pequeno de gengibre ralado
10-15 gotas de extrato de própolis em gotas
Meio copo de água
Misturar bem esses ingredientes num copo e tomar antes de dormir por um dia somente. (dose única).
ALGUNS HÁBITOS CONTRIBUEM TAMBÉM PARA MELHORAR E CONTROLAR A RESPOSTA INFLAMATÓRIA NO ORGANISMO:
– Não fumar
– Não exagerar nas bebidas alcoólicas
– Não consumir alimentos em excesso de origem animal, principalmente carnes vermelhas, embutidas e processadas.
– Alimentos ultra processados e industrializados também devem ser limitados.
– Refrigerantes e bebidas açucaradas também devem ser limitados.
Os alimentos anti-inflamatórios são indicados para contribuir com a saúde em geral e qualidade de vida. Se você tem hábitos como fumar,consumir alimentos açucarados e industrializados em excesso, os alimentos anti-inflamatórios devem fazer parte da sua rotina. Para equilibrar e prevenir o aparecimento de algumas doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, sobrepeso e obesidade.
É bastante efetivo utilizar esses alimentos no dia-a-dia, principalmente se você apresenta artrite, artrite reumatoide ou dores articulares.
Para as mulheres que sofrem com a temida celulite, os alimentos anti-inflamatórios melhoram os quadros de celulite na pele. Uma opção prática, para sentir os benefícios dos alimentos anti inflamatórios no organismo é o consumo da astaxantina em cápsulas.