Saiba mais sobre o café: contém glúten ou carboidrato?

No café da manhã ou no lanchinho da tarde, depois do almoço ou após o jantar. Preto, expresso, com leite, chocolate ou cremes.O café pode aparecer de diversas formas e em vários momentos no nosso dia a dia.

E se tem um povo que aprecia a bebida é o povo brasileiro, não é mesmo?

Segundo notícia de 2017 do Consórcio dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), dados da Organização Internacional do Café indicaram que o brasileiro é o segundo maior consumidor de café do mundo, com uma demanda anual de 20,5 milhões de sacas.

 

Será que o café tem carboidrato?

Mesmo uma preferência nacional como o café não fica de fora da lista de preocupações das pessoas que seguem uma dieta com restrição ou controle do consumo de carboidratos, seja por motivos de saúde, seja com o objetivo de emagrecer.

Mas será que o café tem carboidrato a ponto de precisar ser consumido com cuidado dentro deste tipo de dieta?

Em artigo publicado no site Livestrong, a mestra em biologia molecular e celular Sylvie Tremblay, esclareceu que o café sem açúcar possui um baixo teor de carboidratos, mesmo quando ocorre a adição de uma pequena quantidade de produto laticínio à bebida.

De acordo com ela, é possível inclusive encontrar cafés livres de carboidratos. “Então, ele (o café) pode funcionar como parte da sua dieta low carb”, afirmou Tremblay.

Por outro lado, a mestra em biologia molecular e celular alertou que se a dieta low carb tiver sido adotada para diminuir o colesterol, alguns tipos de café (alguns não filtrados como o café feito com a prensa francesa ou o café turco) podem combater os benefícios desse tipo de alimentação para o colesterol.

Além disso, Tremblay também chamou a atenção para o fato de que a adição de açúcar no café aumenta o teor de carboidratos da bebida. Segundo a mestra em biologia molecular e celular, cada colher de chá de açúcar apresenta 4 g de carboidratos.

O café normal está ok em uma dieta low carb, mas você vai querer evitar bebidas à base de café cheias de açúcar. Mesmo se você estiver seguindo uma dieta low carb liberal, que permite diversos gramas de carboidratos diariamente, uma única bebida açucarada vai pegar uma grande porção da sua permissão de carboidratos para o dia.

 

E será que o café é composto por glúten?

 Para quem possui doenças, sensibilidade ou intolerância que impedem a ingestão ou simplesmente escolheu excluir o glúten das suas refeições, também vale a pena saber se o café o possui ou não na sua composição.

De acordo com a Celiac Disease Foundation (Fundação da Doença Celíaca, tradução livre, CDF, sigla em inglês), o café não contém glúten e pode ser consumido seguramente por pessoas com a doença celíaca, ainda que exista quem acredite que o café possui proteínas que são tratadas como invasoras pelo organismo, da mesma forma que acontece com o glúten.

Entretanto, a CDF apontou que apenas um tipo de café provocou uma resposta como a do glúten no organismo: um café instantâneo que havia sido contaminado com traços de glúten.

Para os pesquisadores, o café puro não contaminado com o glúten pode ser seguro para quem tem doença celíaca ou sensibilidade ao glúten e algumas pessoas passam mal depois de tomar café por serem alérgicas aos grãos de café e não ao glúten.

Entretanto, é preciso tomar cuidado com os cafés cheios de ingredientes adicionais – se os ingredientes utilizados tiverem glúten, então a bebida também conterá a substância.

 

Fonte: https://www.mundoboaforma.com.br/cafe-tem-carboidrato-e-gluten-tipos-variacoes-e-dicas/