A alimentação é um fator importante na manutenção da saúde e no fortalecimento do sistema imunológico. Alimentos orgânicos, que são cultivados sem o uso de agrotóxicos e outros químicos, além de serem extremamente benéficos para o meio ambiente, podem ser uma escolha mais saudável para a imunidade do corpo. Abaixo vamos entender um pouco mais sobre o assunto!
Maior concentração de nutrientes
Alimentos orgânicos tendem a ter uma concentração mais alta de nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais, do que os alimentos convencionais. Esses nutrientes são importantes para o funcionamento adequado do sistema imunológico e ajudam a combater infecções e doenças. Aliás, os principais aliados a esse objetivo são: zinco, selênio, vitaminas antioxidantes, entre outros nutritivos.
Maior diversidade de bactérias benéficas
Alimentos orgânicos, especialmente frutas, verduras e grãos integrais, contêm uma maior diversidade de bactérias benéficas que vivem em simbiose com o corpo humano. Essas bactérias são importantes para o equilíbrio do sistema imunológico e ajudam a combater doenças.
Menos conservantes e aditivos
Alimentos orgânicos geralmente têm menos conservantes e aditivos químicos do que os alimentos convencionais. Esses aditivos podem ser prejudiciais à saúde e ao sistema imunológico, especialmente se consumidos em grandes quantidades.
Dica extra: quais alimentos podem potencializar a imunidade do corpo
Além de consumir alimentos orgânicos, que tal optar por alguns que dão uma atenção a mais para a blindagem do seu corpo contra doença? Confira abaixo alguns deles:
- Alho: capaz de espantar males como resfriado, tosse e até mesmo bronquite. Ele também evita inflamações e ajuda a controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol.
- Gengibre: sua ação antioxidante é ÓTIMA para a defesa do organismo, considerando sua capacidade de preservar as estruturas celulares e prevenir o envelhecimento precoce. Além de suas propriedades anti-inflamatórias e ação contra algumas dores.
- Shitaque: auxilia no sistema imunológico, já que um dos polissacarídeos do shitake (lentinan) estimula e ativa os glóbulos brancos que combatem infecções.
- Iogurte natural: é probiótico, ou seja, rico em lactobacilos vivos, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, fortalecendo o organismo contra possíveis gripes, resfriados e diferentes infecções, além de melhorar a flora intestinal
- Brócolis: rico em ácido fólico, que ajuda na produção dos glóbulos brancos, que atuam na defesa do organismo.
- Cebola: por ter vitamina C e outros antioxidantes, a cebola também é benéfica para o sistema imunológico.
E aí, preparado(a) para reinventar suas refeições levando em consideração sua imunidade? 😉
Se gostou do conteúdo, siga a Vita Sol no Instagram e receba mais dicas como essa!